LineAge 2 - Como Capitalizar?
Um texto que li e gostei.
PS.: Algumas coisas podem estar desatualizadas devido a minha ausência InGame.
Antes de qualquer coisa existe uma regra básica que vale desde o primeiro level, e essa regra se aplicará sempre que for começar alguma forma de up, seja por drop normal, spoil ou sementes.
Quando se mata mobs verdes está se priorizando o drop.
Matando mobs brancos, amarelos, rosa e vermelho prioriza-se o XP, sendo que quanto mais level o mob tiver em relação à você, maior será a distorção drop/XP.
Mobs azul claro e azul escuro já aplicam penalidades de drop, então não é bom perder tempo com eles.
É claro que se pode estar matando mobs rosas, por exemplo, e dropar uma boa arma, que vale muito, mas ai depende demais do fator sorte, já que o rate de drop de armas full é no mínimo de 1/100000, e não acontece diversas vezes por semana com um único player. Não se deve contar com esse método para se capitalizar.
O Início
Quando "nascemos" nas cidades starts não há muito o que fazer, pois o drop rate dos mobs é baixo e de valor mais baixo ainda. Devemos nos apoiar nas quests disponíveis para nos ajudar a se equipar e fazer dinheiro. No site L2 Stratics existe uma parte de quest que é completa, com as recompensas e dicas de como faze-las. Algumas podem ser muito úteis, outras nem tanto, mas é certo que para quem esta começando elas são de grande ajuda, até mesmo para se ambientar no jogo.
Para todas as raças existem quests que tem como prêmio uma arma media do NG(no grade), seja para fighters seja e para mages. Existem quests que podem ser feitas por todas as raças, pesquise no Stratics aquelas que lhe convém e use os Token Coins(Port entre as cidades starts feito pelo Newbie Guide). A principio não saia da sua cidade start para outras cidades que não sejam starts também antes de iniciar a quest do 1ª job (lvl 20), o gasto com passagens demora em ser reposto. Não abra mão de fazer as quests iniciais, pois é ai que você começa a se educar/acostumar com o ritmo do L2.
Farmando
Ha diversos modos de se usar o farm, seja de material básico (usado em todos os crafts), key material(partes especificas de cada item), recipes ou item-quest.
Pode-se farmar para a venda direta de qualquer coisa que se drope, ou pode-se direcionar o farm para se craftar itens para aí sim pô-los a venda, agregando valor ao seu farm.
É aqui que regra que comentei no inicio se faz valer, matando mobs verdes você irá matar um maior número de mobs para upar ao próximo lvl, aumentando assim a relação drop/XP. Até o lvl 40 não começa a farra do drop, existem opções que podem ajudá-lo a se equipar bem, mas o resultados ainda não são significativos, mas você pode já começar a usar sementes para aumentar seu rendimento (irei fazer algumas referencia a elas nesse tópico, mas vou explicar direitinho mais para frente o seu uso).
Muitos pensam que só com um Spoiler é possível farmar, mas com as sementes o acesso a bons volumes de material básicos está disponivel à qualquer classe. Porém, para Archers e Mages pode ser um pouco mais complicado.
A vantagem do Spoiler está no fato de que a determinados key materials e recipes o acesso é mais fácil. Há casos em que a diferença de rate drop chega a ser mais de 10 vezes menor entre o spoil e o drop normal.
Uma boa referência de qual mob dropa oque está no PmFun, lá é muito fácio visualizar a area do mapa que está cada mob, além de outras opções de pesquisa. É uma ferramenta fantástica pra quem curte farm e pode contribuir.
Como na vida real existem coisas que tem mais valor que outras, então tente direcionar o seu tempo farmando aquilo que te dará melhor retorno, para isso você deve se manter informado do que tem mais ou menos utilidade no craft e como anda o mercado daquele item.
Um exemplo, em determinado lvl vc pode optar entre dropar Animal Bone ou Stem, a opção mais racional seria ir no Animal Bone, que a unidade é mais valorizada que o Stem, a não ser que você esteja visando craftar um determinado item que precise de um grande volume de Stem.
Para que o farm renda todo seu potencial é preciso planejamento, hoje você está farmando um determinado produto em determinada área, mas já está pesquisando onde será o próximo alvo, tanto o material a farmar como a área que você irá matar. Farmar a esmo é jogar seu tempo fora, com planejamento seu tempo será usado da melhor forma possível.
Há doidos que chegam a dar deslevel num char para aproveitar por mais tempo um determinado drop, já que se aquele determinado mob chegar a azul claro para o player, ele terá penalidade no drop rate, ai quem não se importa em perder lvl e quer fazer mais adenas apela para o método chinês de manter o drop.
Conheço poucos que fazem isso, mas normalmente são aqueles que estão melhor equipados, sem apelar para compra de Adenas na internet. Para que o farm se torne uma boa fonte de renda é indispensável 2 coisas, paciência e perseverança. Sem elas não há quem consiga se tornar um bom farmer.
Farm não é para player que considera que o jogo só tem graça no end-game. Pessoalmente faço do farm um meio para obter aquilo que desejo dentro do jogo sem apelar para compra de Adenas na internet.
O Manor e as Sementes
Uma consideração antes de falar sobre isso. Até pouco tempo atrás o uso de semente era um trabalho hercúleo, pois os bots dominavam tanto a compra das sementes como o crop (troca) dos frutos. Atualmente há por parte da NCSoft um movimento de inibir o uso de programas de bot, o que está levando a um maior acesso a esse excelente recurso no jogo.
O Sistema do Manor pode parecer complexo para quem está começando agora, mas na verdade se olharmos ele em partes fica mais fácil entender o funcionamento da coisa.
Cada cidade tem um Manor, que é administrado pelos donos dos castelos de cada área. Quando você usa semente está se ajudando, mas indiretamente ajuda o dono do castelo também. O Manor vende uma variedade de sementes, cada semente tem um nome, um lvl e 2 materiais de crop. Uma semente comprada em um determinado território só deve ser usada em mobs naquele mesmo território, porém o fruto resultante dessa semente pode ser trocada em qualquer cidade que esteja fazendo o crop daquele fruto.
Exemplo: comprei 100 sementes lvl 35 em Dion, matando mobs na área de Dion, colhi 160 frutos. Com certeza no Manor de Dion haverá disponibilidade de troca desse fruto, mas é possível que haja esse mesmo crop disponível em outras cidades, ai você pode escolher onde trocar.
Normalmente existem diferenças entre as cidades na hora da troca e irei explicar mais à frente. O uso da semente é tão monótono quanto o farm normal, exige tempo e paciência, pois quanto mais mobs você matar maior será o seu retorno.
Como funciona a semente?
No manor você acessa a opção View Manor Status, na aba Basic Info terá a listagem das sementes, ali se encontra a informação do lvl da semente e os produtos de troca para cada uma delas. O ideal para não confundir a cabeça com muita informação se concentre ns lvls próximos aos seus.
Existe uma relação entre o lvl da semente e o lvl do mob. Não é indicado que se use uma semente que tenha uma diferença maior q 5 lvls em relação ao mob, tanto para baixo como para cima. Com uma diferença superior a 5 lvls a semente poderá falhar ou renderá poucos frutos.
Quem tem mais experiência normalmente usa sempre a semente sempre perto do limite do mob. Por exemplo, ele está com uma semente lvl 30, ai sai semeando mob de lvl 34 para que cada semente dê mais frutos, aumentando com isso o rendimento, pois a troca por produtos é feita a partir da quantidade de frutos que você possua.
O uso da semente é muito parecido ao Spoil do Scavenger/Bounty Hunter. A diferença está no fato de que não é necessária nenhuma skill especifica, mas sim ter a semente propriamente ditas e o Harvester, que pode ser comprado por 500 adenas no Manor.
Uma vez escolhida e compradas as sementes e com o Harvester no inventario arraste o ícone dos 2 no seu hotbar. Chegando perto do mob ative a semente, o char irá fazer o mesmo movimento do spoil, espanque o bicho até ele deitar. Depois de morto ative o harvester e recolha os frutos. Para scavenger/bounty hunters é importante que para recolher se use primeiro o harvester e depois o sweeper. Caso você inverta a ordem o mob some imediatamente o sweeper não dando tempo de recolher os frutos com o harvester.
Para trocar os frutos você tem que voltar ao Manor. Para cada fruto existem 2 produtos, sendo que cada Manor só fará a troca por um deles, que foi estipulado pelo administrador do Castelo previamente. Caso o produto oferecido na ocasião não lhe interesse você pode guardar os frutos para trocar depois, ou procurar o crop de outra cidade para aquele fruto. Você pode consultar os crops do Manor de qualquer outra cidade sem sair da que você se encontra, basta ir na opção View Manor Status e na aba Current Crops pesquisar cada uma das cidades, ou clicar na opção Crop Sales, ai abre uma nova janela, vai em Edit Crop e aparecerá uma terceira janela com todas cidades que tem crop para o fruto que você tem em seu inventario, quantos frutos podem ser vendidos para aquele Manor e o Buy Price. É nessa hora que se escolhe o melhor crop para seus frutos.
Como ver isso?
É fácil, na janela de Edit Crop, cada cidade tem seu Buy Price para determinado produto, compare todos os preços para o produto que você quer e escolha o maior, quanto mais pagar o Manor melhor, pois você receberá mais itens por frutos.
Às vezes pode acontecer que na listagem ofereça os 2 materiais para o fruto que você tem. Observe isso com atenção para não fazer a troca por um produto que você não está interessado. Compare somente o Buy Price somente das cidades que oferecem o que você quer!
Você pode fazer a troca de outra cidade sem ser a que você está, se paga uma taxa que normalmente é muito pequena, vale a pena, ainda mais se a diferença de Buy Price for grande.
O Melhor horário para se comprar sementes e fazer as trocas é no momento seguinte a atualização diária do Manor. É preciso dedicação para se conseguir as melhores sementes e melhores crops. Com os bots ativos é inviável, sem eles precisa de se esforçar para fazer bons negócios.
Vou tentar dar uma idéia de quanto bom pode ser o uso das sementes, eu estava sem nenhum Iron Ore esperando upar ao 52 para ir farmar por spoil os Headless Knight em DV atrás de Iron. Quando finalmente cheguei lá vi que o esquema do Manor estava acessível sem os bots e comprei todas as sementes que davam Iron por 4 dias seguintes. No fim das contas eu estava com mais de 15k de Iron no WH, poderia ser mais se não tivesse vacilado em algumas trocas. Desse total menos de 25% veio por spoil. Ou seja, sabendo escolher a semente e os mobs e depois correr atrás de bons crops você não fica sem material básico pra craftar nada.
OverEnchant Weapons
A arte do overchant é uma faca de dois gumes, ou você ganha dinheiro pra jogar fora ou se estrepa em definitivo.
Para se ganhar dinheiro a vera é preciso investir grana em armas de boa aceitação e muitos enchantes. O maior problema é a arma quebrar durante a tentativa de mais um up, ai ela vira a metade dos crystais que renderia se fosse cristalizada por um crafter.
Na minha opinião o OE só começa a valer a pena para venda de +6 em diante, é onde se começa a ter lucro de verdade.
Para se arriscar no mundo do OE é necessário já se ter um capital de giro bom, para que no caso de uma quebra não leve você de volta a estaca zero.
Já ouvi falar de dicas, tips, manhas, mágicas e o escambau a quatro para se ter sucesso no OE, mas a única informação que disponho e confio é a da NCSoft que informa que a cada tentativa de OE você tem 66,66% de chance de sucesso. Tendo essa probabilidade de sucesso e usando o teorema de Bernoulli chega-se a conclusão que a chance de se dar um OE +20 em uma arma é de 0,1%, ou seja, você em 1000 tentativas terá sucesso em uma única, mas também pode se aposentar do farm, sementes, trade e tudo mais. Uma arma dessas não tem preço factível, sequer tenho idéia de por quanto ela poderia ser vendida. Para quem gosta de viver com fortes emoções e tem dinheiro para arriscar é muito atrativo viver de OE. Para se vender essas armas é preciso ter um bom conhecimento do mercado, seja para não vender barato e deixar de ganhar dinheiro seja para não ficar tentando vender caro demais, pois ai demora muito a vender e acaba que seu capital de giro fica parado muito tempo em um item que não dá o retorno desejado.
Quests
No L2 fazer quests deve-se escolher muito bem a quest. Existem quests que não tem um bom retorno para o player, é pura perda de tempo, salvo no caso de players que sejam fanáticos por rolling-play.
Existem quest que trazem um bom retorno para o player, às vezes com um mínimo de esforço.
Há outra que você se mata e perde muito tempo para receber reward medíocres.
Há uma quest que é quase que obrigatória para qualquer char que dê dano, é a Coin of Magic, você a abre em Hunter’s Village no WH Keeper Sorint. A partir do lvl 40 já é possível ativá-la. Ele irá mando-lo matar uns poucos mobs em Forest of Mirror. A partir daí determinados mobs que se mata dropa 3 tipos de moedas, Gold Wyvern, Blood Medusa e Silver Unicorn. Com determinadas combinações de quantidades de cada uma delas troca-se por itens de boa aceitação no mercado, inclusive itens de set de armor C. A troca no inicio parece complicada, pega-se essas moedas que dropam e se troca por outras ai sim troca pelo item que se deseja, mas depois que se pega o esquema certinho se faz uma grana que ajuda pacas. Ela é valida do lvl 40 até praticamente o end game (se é que ele existe).
Existem quests que são feitas somente uma única vez, mas são boas oportunidades de se fazer uma grana de ocasião. Por exemplo, a quest das orelhas de bicho (An Obvious Lie) que se abre em Giran no NPC High Priest Maximilian na Igreja a partir do lvl 45. Ao finalizar ela você ganha uma das ditas orelhas e pode vendê-la.
Outra nesse estilo é a que tem como prêmio uma roupa de casamento (Formal Wear) e se abre em Aden no lvl 60 com o NPC Trader Aléxis.
Nessas 2 quests você tem que investir um pouco de grana para fazê-las, então confira no mercado o preço que é vendido esses itens e vá ver o que é pedido para completar a quest.
Muitos podem querem fazer e não vender, mantendo consigo para tirar uma onda pelas cidades.
Existe outro tanto de quests que compensam o trabalho, você pode ganhar desde um filhote de dragão a recipes de armor A, key material e recipes de weapons B. Assim como existem bons rewards existem os péssimos, o negocio é pesquisar no L2 Stratics e pedir dicas pra quem tem mais tempo de jogo. Não acho que seja possível sobreviver de quests mas elas podem ajudar a fazer um troco e se equipar melhor.
O Trade
Assim como o OE o trade necessita de que já se tenha uma grana separada para poder comprar e esperar pela revenda dos itens.
Para se ter sucesso em trade é indispensável que se conheça muito bem o mercado, pois caso contrário você poderá entrar em uma furada atrás de outra e acabar perdendo mais dinheiro do que ganha.
É preciso acompanhar sempre o preço das coisas no jogo, virar figurinha fácil em Giran, fuçar o tempo todo os vendedores sentados, e saber avaliar se aquele item está com preço convidativo.
O trade nada mais é que comprar barato um item e vende-lo mais caro. A manha é saber que quanto mais rápido você vende mais rápido poderá comprar outro item para voltar a ter mais lucro.
De nada vale vc comprar um item que esteja com o preço pouco abaixo do mercado e por para vender muito acima do mercado e levar vários dias para se desfazer do item. Isso é um erro comum em quem está começando na arte de arrancar dinheiro do alheio.
Se você encontra um item com preço bem abaixo da média a dica é você por para vender com o preço na média do mercado, assim vende rápido e volta a ter grana para fazer mais rolo e ter mais lucro.
Volto a repetir, se você deseja seguir esse caminho passe um tempo em Giran vendo os preços que a turma lá está vendendo. Depois disso ai sim parta para a compra e venda de itens. Saiba que não é todo dia que você irá encontrar itens por bons preços, então não vá na empolgação no inicio, pois é o primeiro passo para a ruína.
Conheça quais são os itens de maior procura. São nesses que se faz grana boa e rápida. Se estiver na duvida e não tem para quem perguntar se tal item está com preço bom não se arrisque, pelo menos no início. Quando olhar um store olhe atentamente o item à venda e o preco, pois é muito comum o scammer, item diferente do anunciado na loja.
Ha também o golpe de inverter o preço e quantidade do item. Esse golpe é muito comum, tenha cuidado. Fique atento ao chat global (letras laranjas) e tente se familiarizar com a oferta e procura, é possivel ganhar uma boa grana em cima da procura desesperada por determinado item.
Muitas vezes, fuçando Giran você irá encontrar itens com preços bons que podem ser comprados para uso próprio, na prática do trade é possível juntar o útil ao agradável.
Que post incrível, parabéns!
ResponderExcluirVoltando a jogar.
ResponderExcluirPost do caralho
ResponderExcluirObrigado Raphael.
ResponderExcluir